Grupo jovens El Shadday
Grupo jovens El Shadday
O Grupo de Jovens EL SHADDAY (nome hebraico que significa “Deus Omnipotente”) surge da necessidade de implementar um novo espírito na Paróquia, mais dinâmico, mais expressivo, de uma maior proximidade e que permitisse uma caminhada prolongada a todos aqueles que, querendo participar no grupo, queriam dar continuidade e aprofundar todos os ensinamentos de fé adquiridos ao longo dos anos catequéticos.
Surge a 03 de Agosto de 2000 pelas mãos do cofundador do grupo, Gilberto Justiniano, com cerca de 10 elementos. Todos catequizandos do mesmo na preparação para o Sacramento da Confirmação. O grupo começou por partilhar a Palavra de Deus e o gosto pela música, participando e animando uma ou outra celebração da catequese. O grupo foi crescendo tanto em número de elementos como em atividades e foi assumindo um papel de maior participação e responsabilidade quer na Paróquia, na Vigararia e nas atividades destinadas aos jovens da Diocese do Porto.
Ao longo destes últimos 18 anos o grupo foi-se renovando, colmatando as saídas de alguns elementos com a entrada de novos elementos e hoje conta com 25 elementos de idades variáveis e com uma infinidade de atividades e responsabilidades acrescidas, sempre tuteladas pelo Pároco, Padre António Martins. Saliento dessas atividades as 24 Horas de Oração, as Vigílias e Encontros de Oração/Encontros com Deus, a Animação Eucarística (normalmente no 1º fim de semana litúrgico de cada mês), a animação Musical de Matrimónios, celebrações no Lar da Santa Casa, a Colaboração com a Obra Social Sílvia Cardoso com visitas constantes e todo o tipo de apoio solicitado, Participação em campanhas de solidariedade, a Organização da Procissão do Corpo de Deus, os Concertos de Oração, Feitura e Ornamentação de Velas, Terços e “Vitrais”, Tapetes de Flores e Serrim, Retiros,… e mais recentemente as atividades: Barraquinhas de comes e bebes, Concertos, Gravação do CD, Porco no espeto, entre outras.
O Objetivo da angariação de fundos remete-se para as atividades do grupo, tendo o grupo já adquirido instrumentos, fardamento para todos os elementos e mobiliário com todo esse trabalho efetuado. Já peregrinou 3 vezes a Itália fruto do trabalho e da dedicação que têm nas atividades que realizam e no ano anterior, devido à necessidade monetária da Paróquia, realizou várias atividades gastronómicas com o objetivo de ajudar no pagamento das obras que foram efetuadas. Ao longo de um ano pastoral o grupo angariou e contribuiu com 9000€ para as obras e ainda tem contribuído no arranjo e embelezamento do Jardim da Igreja.
Queremos continuar a dar um pouco mais do que temos e a servir a Deus Omnipotente intra e extra muros da comunidade paroquial à qual pertencemos, Santa Eulália de Paços de Ferreira, queremos ser mais e melhores e procurar ser instrumentos de paz. Onde houver ódio, que possamos levar o amor; Onde houver ofensa, que possamos levar o perdão; Onde houver discórdia, que possamos levar a união; Onde houver dúvida, que possamos levar a fé; Onde houver erro, que possamos levar a verdade; Onde houver desespero, que possamos levar esperança; Onde houver tristeza, que possamos levar a alegria; Onde houver trevas, que possamos levar a luz. Procuremos em tudo, mais Consolar, que ser consolados; compreender, que ser compreendidos; amar, que ser amados. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.… e só assim, terminando com um verso do hino do grupo, «O Teu nome há-de ser sempre um nome de poder, EL SHADDAY».
O responsável do Grupo
Gilberto Justiniano
El Shadday - website |